Iemanjá

Odoya Iemanja!

 

No próximo dia 15 louvamos mãe Iemanjá, nossa mãe protectora! Por força de calendário faremos a sessão comemorativa dia 13 no Terreiro e posteriormente entregamos no mar as oferendas devidas.

 

Iemanjá é sem duvida um dos Orixás mais populares no Brasil a par de Ogum e Oxossi e atrevo-me a dizer que é sem comparação possível o Orixá mais conhecido em Portugal; em grande parte pela ligação física, histórica, psíquica e emocional que temos enquanto povo a esse mar imenso. A lenda africana diz que o mar sugiu das lagrimas salgadas de Iemanjá! Já Fernando Pessoa dizia.. " Ó Mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal..."

 

Iemanjá, é a Senhora da Vida  a par com Oxalá. Da confluencia do meio liquido salgado e da luz surgiram as primeiras formas de vida monocelulares, evoluindo sistemáticamente para formas de vida cada vez mais complexas. As entidades que trabalham sob a vibração original de Iemanjá são na sua maioria provenientes de pátrias siderais distantes tal como as de Oxalá e Yori, tendo uns reencarnado no inicio dos tempos deste nosso planeta enquanto outros se ficaram pelo plano Astral, providenciando a partir daí o seu auxílio. São poucas as entidades de grau de Guia da linha de Yemanjá que costumam "baixar"  em seus aparelhos, preferindo a actuação mediúnica de vidência, clarividência e outras  para fazer passar suas mensagens. São normalmente entidades de grau de Protector as que costumam "incorporar" e frequentemente baixam em linhas de interacção de outros Orixás actuando de forma cruzada, por exemplo caboclos e caboclas de Oxossi que actuam junto das águas.

 

Falando nas qualidades que confere aos humanos  a precisosa influencia de Iemanjá, teremos que falar no amor, no carinho e no sentimento de protecção para com os que nos são queridos. Iemanjá é de facto o amor responsável, tal como uma mãe que tem de  contrariar seu ímpeto e corrigir os comportamentos dos filhos com severidade pois seu amor leva-a mais longe no tempo e alcança as consequencias para o futuro do aprendizado que seus filhos fazem  no presente. Iemanjá ama não só os seus filhos mas todos os que dela necessitam, disso mesmo nos falam tantas e marivlhosas lendas africanas! Ela protege a todos e ama a todos mas não contemporiza com injustiças e neste campo,  mãe Iemanjá tem no seu elemento fisico-natural primoridal que é o mar, a barreira que rompe todas as magias de baixo astral! Suas águas neutralizam desde sempre os excessos produzidos em terra de forma natural permitindo a regeneração do ar e das aguas mas também no campo astral dos elementos mais densos das emoções e pensamentos dos espiritos encarnados. Hoje sabe-se que o equilibrio da vida na terra depende do saúde do mar pois ele é verdadeiramento o factor que determinará a evolução da vida neste planeta.

 

Vamos saudar nossa Mãe Iemanjá e rogar às entidades dessa vibração Original que regem o nosso mundo físico, que ajudem também a humanidade a alcançar a visão e as consequências futuras de nossos actos! Que nos ajudem a sentir o amor, e a compaixão por todos os seres vivos e que possamos alcançar o equilibrio emocional de forma a podermos atingir a maturidade civilizacional e assim podermos mergulhar efectivamente numa nova Era, mais promissora e fecunda para evolução de todos os espíritos presos ao ciclo das reencarnações!

 

Odoyá Mãe Iemanjá

 

Francisco de Ogum

Pai Pequeno no Terreiro Pai Oxalá e Mãe Iemanjá

Terreiro de Pai Oxala e Mãe Iemanjá

publicado por galileu às 14:15editado por Terreiro Pai Oxala Mae Iemanja às 14:24 | comentar | favorito